Sexta-feira, 10 de Novembro de 2006

Os primeiros dias em Timor

Os primeiros dias em Timor têm sido difíceis. Quando saí do aeroporto de Díli e me deparei com os campos de refugiados, estava perante uma realidade da qual ninguém pode fazer ideia. Centenas de pessoas a viverem em condições sub-humanas. Habitam tendas da ONU, semelhantes às tendas que nós usamos no campismo, porém não têm água, nem Luz, nem qualquer tipo de saneamento básico, como o próprio nome diz. Díli é uma cidade onde o conceito de ordenamento urbanístico, saneamento básico, limpeza, etc…, simplesmente não existe. Já Baucau é um pouco diferente, é mais arranjada e tem outra beleza natural, apesar de também haver muita sujidade nas ruas. Esta diferença deve-se também muito à influência do seu Bispo, D. Basílio do Nascimento.

A um nível mais político, este povo tem uma atitude que me deixa um pouco triste. São um povo simpático, muito acolhedor, porém a maior parte das pessoas vive desempregada e não faz nada para mudar de situação, antes pelo contrário. Um claro exemplo foi o que aconteceu numa pequena tipografia pertencente à diocese de Baucau, e que é gerida por um antigo colega meu. Os empregados desligaram um dispositivo, para que não fosse possível haver luz, nem que o gerador eléctrico trabalhasse. Fizeram isso porque assim sabiam que não havendo luz, não trabalhavam e podiam jogar às cartas durante o dia todo, ganhando à mesma o salário mensal.

Penso que esta atitude de alguma parte do povo timorense deve-se a uma promessa feita pela resistência durante a luta pela independência. A resistência prometeu que quando Timor fosse independente, ninguém mais precisava de trabalhar.

Alguma da inércia e falta de ambição das pessoas também se nota nos políticos. Parece me que os únicos timorenses que verdadeiramente estão interessados numa mudança prospera do país, são aqueles que estudaram e viveram foram dele durante alguns anos. Os outros não sentem essa necessidade, porque não sabem que vivem no linear da pobreza. Nasceram, viveram e provavelmente vão morrer assim.

Bom estas são as primeiras impressões que estou a ter de Timor-leste, no outro lado do mundo. Prometo continuar a dar noticias, sempre que for possível e enquanto por cá ficar.

 

publicado por directodetimor às 05:53
link do post | comentar | favorito
20 comentários:
De Vera Duarte a 10 de Novembro de 2006 às 08:37
Olá Miguel!
Vim visitar o teu site e fiquei realment impressionada c a tua descrição. Fizeste-m ver uma realidade bem diferente daquela q vivemos. Acredito q estejas a ter uma experiêcia q dificilmente vais esquecer. Acho q é nessas situações q aprendemos a dar mais valor aquilo q temos.
Um beijo p ti
Vera Duarte
De Pe. Manuel O. Rodrigues a 10 de Novembro de 2006 às 17:35
Olá Miguel!
Um grande abraço e felicitações pelo teu Blog. Achei muito interessante e gostei muito de ler a tua experiência. É natural que seja difícil nos primeiros tempos, mas com o tempo os acertos fazem-se. Também quero felicitar pelo texto que escreveste num português bastante bom, embora precises de mais atenção em relação ao singular e plural quando dizes: "São um povo..." Acho que seria melhor "É um povo..." Desculpa dizer-te isto, mas como sabes os amigos querem o melhor êxito daqueles que estimam.
Obrigado por me teres incluido na tua lista para dares notícias tuas, fiquei mesmo muito contente e feliz.
Temos rezado por ti e pedimos que Deus te ajude nesta fase da tua vida. Acredito que não faltará a ajuda d'Ele. Conta connosco e dispoõe sempre.
Tenho para a Igreja, despeço-me com votos que de uma adaptação o mais rápido possível. Do teu amigo Pe. Manuel
De Pe. Manuel O. Rodrigues a 10 de Novembro de 2006 às 17:43
Olá Miguel!
Um grande abraço e felicitações pelo teu Blog. Achei muito interessante e gostei muito de ler a tua experiência. É natural que seja difícil nos primeiros tempos, mas com o tempo os acertos fazem-se. Também quero felicitar-te pelo texto que escreveste num português bastante bom, embora precises de mais atenção em relação ao singular e plural quando dizes: "São um povo..." Acho que seria melhor "É um povo..." Desculpa dizer-te isto, mas como sabes os amigos querem o melhor êxito daqueles que estimam.
Obrigado por me teres incluido na tua lista para dares notícias tuas, fiquei mesmo muito contente e feliz.
Temos rezado por ti e pedimos que Deus te ajude nesta fase da tua vida. Acredito que não faltará a ajuda d'Ele. Conta connosco e dispoõe sempre.
Tenho que ir para a Igreja, despeço-me com votos que de uma adaptação o mais rápido possível. Do teu amigo Pe. Manuel
De paula sousa a 10 de Novembro de 2006 às 18:47
ola miguel!
fiquei realmente surpreendida com este teu relato de Dili...quero que saibas que estas no meu coração,e tenta viver sempre com alegria apesar do sofrimento que tens á tua volta...
temos sentido a tua falta no grupo!
o rumo está contigo:)
jinhos gandes desta tua amiga
paula*
De Luis Manuel Seabra Monteiro Galante a 10 de Novembro de 2006 às 20:56
Parabéns Miguel pelo teu Blog. Fiquei surpreendido com a iniciativa. Não te sabia tão engenhocas, ao ponto criares um blog. As noticias que nos dás são muito interessantes e dão-nos uma perspectiva mais proxima da realidade timorense. Por cá também há muita gente que se pudesse desligava a luz para poder jogar às cartas. Enfim...
Vai contando as tuas experiências que aqui todos estamos contigo, pois tu és o nosso embaixador em Timor. Um abraço do Luís e da Olívia.
De zone41 a 11 de Novembro de 2006 às 01:28
Miguel,
os cajus já terminaram e o resto dos mantimentos??

Que todos os dias tenhas a coragem de dizer «estou aqui, conta comigo!»

1grande abraxo,
ricardo

De Nuno Costa a 11 de Novembro de 2006 às 02:18
Um blogue muita catita tens tu oh Miguel... Florzinhas azuis e tal... sim senhor... vai dizendo o que por aí se passa que a malta depois de fazer a ronda pelos jornais desportivos passa aqui pra ver como isso vai... ensine bem essa malta a tática do fixo que sobe que depois organizamos um amigável com futura equipa da paróquia (aquela que ganha e que será dirigida tecnicamente por mim). Fica bem e comporta-te... boa sorte... diz que os mosquitos aí picam forte... levaste o dum-dum espero...

Um abraço mas respeitável e a uma distância que eu considere razoável.
De Carlos a 11 de Novembro de 2006 às 02:24
Sim senhor....
Cái esta o blogzto prometido pra contar as historias la dos "timores" :P
Espero que iss ai esteja a correr no melhor possivel, td de bom miguel

Abraço e vai postando, que o people vem ver aqui como corre a tua vidinha....lolol
fika bem
De Carlos a 11 de Novembro de 2006 às 02:27
Sim senhor....
Cái esta o blogzto prometido pra contar as historias la dos "timores" :P
Espero que iss ai esteja a correr no melhor possivel, td de bom miguel

Abraço e vai postando, que o people vem ver aqui como corre a tua vidinha....lolol
fika bem
De zone41 a 11 de Novembro de 2006 às 03:05
Onde escrevi cajú, leia-se pistacho!

Miguel, as refeições sempre têm muito arroz??

De Jonasnuts a 11 de Novembro de 2006 às 22:16
Caro Miguel,

Foi com muito gosto que tomei conhecimento deste blog (através do Ricardo). Em nome do SAPO, nomeadamente em nome da equipa dos Blogs do SAPO, o nosso agradecimento por nos ter escolhido para alojar o seu Blog, e colocamo-nos à sua disposição para ajudar no que for preciso (apesar de, pela amostra, não precisar da nossa ajuda para nada).

Mais uns posts e terá um destaque na área de destaques dos Blogs do SAPO :)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Novo Blog

. O Último Post

. De Soibada a Maubisse

. Por cá continuo

. Em Timor, por vezes, chor...

. Para onde Vai?

. Uma Aventura em Timor (I)

. Realizei o Sonho de grand...

. Quem é o Camões, Professo...

. O “enigma” de Natar-Bora

.arquivos

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.links

.as minhas fotos

SAPO Blogs

.subscrever feeds